IPTU ecológico e telhado "branco".

A criação de impostos ambientais surge como uma opção na proteção do meio ambiente, tendo com base o principio do poluidor - pagador (conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visam a proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais).
Com a implementação de políticas tributárias ambientais bem estruturadas, as pessoas tendem a evitar o dano ambiental, ao invés de tentar repará-lo depois que ele já se efetivou (como acontece nas políticas repressivas).
O tributo ambiental tem com função a composição dos custos sócio-ambientais, assim como a indução de comportamentos consentâneos (através de estímulos ou incentivos).
SANTOS, Fabianna Oliveira dos. Prevenção ambiental e o IPTU-ecológico. Disponível em http://www.lfg.com.br. 17 de novembro de 2008.

A prefeitura de Ribeirão Pires (SP) oferece descontos aos moradores no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) como forma de incentivo à preservação da Mata Atlântica. No primeiro semestre deste ano, o desconto representou uma diminuição de R$ 1,4 milhão nos cofres do município, que prevê arrecadação de R$ 14 milhões.
Saneamento Ambiental OnLine n°124 - 12/8/2003

A prefeitura de Guarulhos, a partir de 2012, esta implementando IPTU verde para os proprietários de imóveis que investem em ações sustentáveis e terão até 20% de desconto no imposto a quem implantar duas ou mais das seguintes medidas: uso de aquecimento solar, captação de água de chuva, reuso da água, coleta seletiva de lixo, sistema natural de iluminação, construção com materiais sustentáveis e telhado verde (gramado).
Os abatimentos serão de até 5% para os imóveis residenciais ou comerciais construídos que tenham árvores na calçada, no terreno, quintal gramado ou de terra.

Atualmente ser ecologicamente correto e agir de forma sustentável nos diversos aspectos do cotidiano devem ser incentivado. As variadas formas de sustentabilidade citadas acima devem ser seguidas e implementadas. A nova forma natural de conter o calor e, ao mesmo tempo, decorar o imóvel, os chamados telhados brancos – ou até de outras cores com tonalidade clara – esta sendo discutida e introduzida em diversos projetos leis.
O Vereador paulistano Goulart (PMDB) apresentou o Projeto de Lei 615/2009 na Câmara Municipal de São Paulo, para que a população pinte os telhados de suas casas de branco, de modo a reduzir os efeitos do Aquecimento Global.
A proposta do Vereador se fundamenta na campanha One Degree Less, lançada no Brasil, que têm como principal objetivo a diminuição de um grau Celsius da temperatura da terra. Esta ação trata de um programa criado pela organização Green Building Council Brasil, uma empresa voltada para desenvolver a indústria da construção sustentável, fundada em março de 2007.
Seguindo este raciocínio, a One Degree Less afirma que as áreas urbanas, chamadas de ilhas de calor, apresentam cerca de 1 a 6° C a mais do que as regiões rurais. Isso é resultado da retenção de radiação da luz solar pelos edifícios e o calor gerado pelo uso de energia elétrica.
Os telhados pintados de branco, possuem reflexão de 0.60 ou mais. Isso diminui os efeitos da incidência solar, ou seja, cada 100 metros quadrados pintados compensaria evitaria 10 toneladas de emissão de CO2.
A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou um projeto de lei que visa ensinar aos munícipes que pintar telhados de branco poder aumentar a reflexão da luz solar e diminuir a concentração do calor em espaços urbanos, apurou a Revista Sustentabilidade.
Para se efetivar como lei, projeto de lei 13395/2009, de autoria do verdador Jaime Tonello (DEM), que se baseou nos estudos do departamento de tecnologia de energia do governo dos Estados Unidos, o Environmental Energy Technologies Division, que mostram que os telhados claros podem refletir em torno de 75% da luz solar, o que se reflete na melhoria do conforto térmico e pode contribuir com uma redução de até 20% no consumo de energia elétrica da edificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calcular a densidade do ar em função da altitude

Curso online gratuito na área ambiental.

Calcular a fator de atrito através do número de Reynolds