Flexibilidade

Recebo e-mail de muitos profissionais na área ambiental que estão procurando recolocação ou iniciando carreira nesta área.

Muitos CV's que recebo, são profissionais com ótima formação e qualificação, porém, estão com dificuldade de voltar ou mudar de emprego.

Vou deixar minha opinião e experiência sobre este assunto que não é de minha especialidade mas pode ajudar as pessoas a repensarem e verem de forma diferente o conceito de emprego (não digo definição e sim conceito que muda com o tempo e local).

Trabalhei como empacotador de supermercado na minha adolescência, ganhava mal, tomava muito tempo, não recebia nenhum agradecimento das pessoas e era criticado por alguns por não fazer do modo que eles achavam que era o correto.

Fui para São Paulo e trabalhei de "promoter" de um clube de campo. Ganhava muito mal, minha alimentação era horrível, andava muito, tinha dor de cabeça e trabalhava na rua fazendo sol ou chuva, frio ou calor, as vezes era insultado.

Comecei a estudar Técnico em Edificações e comecei à trabalhar na Barra Funda em uma construção de um sobrado comercial. Dormia no ônibus, comia lanche, acordava cedo e dormia tarde, ganhava mal mas, fazia algo que eu acreditava que mudaria meu futuro: o estudo.

Abandonei tudo e fui para o Japão trabalhar na construção civil como dekassegui. Ganhava muito bem, trabalhava muito, não tinha preocupação ou responsabilidade com o serviço, comia e dormia muito bem e tinha liberdade para fazer o que queria.

Voltei para o Brasil e comecei estudar engenharia química. Iniciei minha carreira com estagiário no setor papeleiro. Ganhava mal, trabalhava muito, era criticado por fazer o serviço correto, mas fazia o que eu gostava. Mudei da área técnica de processo para área ambiental, cresci nesta área e sai como engenheiro.

Trabalhei por conta própria na prestação de serviço. Era uma vontade sendo realizada, trabalhar por conta própria, sem chefe ou horário fixo. Ganhava bem, trabalhava o suficiente, com horário flexível, conheci muitas empresas e fazia o que gostava  porém, não havia benéficios e o salário não era estável.

Voltei ao mercado de trabalho em uma multinacional com cargo de supervisão. Ganhava bem, trabalhava muito (24horas), supervisionava a operação de utilidades, apoio ao setor de segurança/ meio ambiente e 
responsável pela mecânica da área.

De toda experiência que passei aprendi:
- Não importa o que você faça, sempre existirá milhares de pessoas apontando seus erros e prontas para criticar e revelar seus defeitos;
- Não espere elogios ou méritos do que você fez bem feito, as vezes é melhor não se gabar para não criar inveja;
- Tenha convicção do que você faz, na dúvida não faça;
- Busque atualizações, não espere que o serviço venha à você;
- Estude muito, ouça muito, fale menos e pratique mais;
- Utilize a crítica para te motivar, ela é um excelente indicador para melhoria dos pontos fracos;
- Faça e cultive os amigos e afaste das falsas amizades;
- Respeitar e ser ético profissional, seja até embaixo da água;
- Faça qualquer trabalho da melhor forma possível, como se a empresa fosse sua.

Hoje acredito no ditado de que: ....quando uma porta se fecha, outras duas se abrem.... se você continuar andando e não desistir no primeiro NÃO ou crítica.

Não sabia o que eu queria mas aprendi o que eu não quero mas para minha vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calcular a densidade do ar em função da altitude

Curso online gratuito na área ambiental.

Calcular a fator de atrito através do número de Reynolds