Existe vida sem estresse?

Sim, mas tem outro nome “morte” e não vida. Já é de nosso conhecimento que o estresse trás benefícios em casos de fugas ou acidentes, ela é responsável pela liberação de adrenalina no sangue que inibe a sensação de dor, reduz o raciocínio lógico e coloca nosso corpo em estado de alerta. Mas conhecer seus efeitos negativos e utiliza-los ao nosso favor, nos dias de hoje na qual tudo muda constantemente, é imprescindível.
- se em uma reunião ou negociação sair do controle, afaste-se e dê um tempo para esfriar os ânimos e a razão voltar;
- se sentir pressionado em uma tarefa, avise seu superior ou peça ajuda ao colega de trabalho;
- se ficar ansioso antes de uma apresentação ou reunião, treine muito antes ou, se caso já tenha feito isto, leve o texto e use-a se necessário somente à prática levará a perfeição;
- se estiver nervoso no novo cargo, lembre-se que foi escolhido entre muitos e foi reconhecido pela sua capacidade e atitudes, nunca tente fazer o que você não é, vai parecer artificial e pouco confiável.
- se alguém ou alguma situação provoca o estresse somente em pensar nela, tente enfrentar com ajuda de outros ou, se não for possível, mude sua atitude diante do problema, mas encare-o.
O uso constante do estresse em várias situações possíveis no trabalho pode condicionar-nos a ter uma resposta positiva, através de exercícios mentalizando situações difíceis e criando alternativas ou planos para solucionar o problema. Jogos eletrônicos e simulados ajudam a treinar nossa mente para situações estressantes.

O modo como enfrentamos as mudanças depende de nós: ameaça ou oportunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calcular a densidade do ar em função da altitude

Curso online gratuito na área ambiental.

Calcular a fator de atrito através do número de Reynolds